Detran CE IPVA

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é um dos órgãos do Poder Executivo Estadual que fiscaliza a circulação de veículos terrestres, assim como tem o dever de promover a formação de condutores.

Cada estado possui sua própria jurisdição do órgão, logo podem existir algumas diferenças nos processos de cada departamento.

Levando isso em consideração, vamos falar aqui sobre as características do Detran CE IPVA.

O IPVA significa “Imposto sobre a propriedade de veículos automotores”, e é basicamente uma taxa coletada pelo estado para subsidiar gastos públicos com saúde, segurança, educação e transporte.

Esse valor varia de acordo com cada estado e possui base nos critérios do governo atuante.

Se você está curioso para saber mais sobre o Detran CE IPVA, acompanhe este artigo até o final que iremos lhe dar todas as informações necessárias para saber como consultar, como pagar e também parcelar esse valor.

Detran CE IPVA


Meu Detran CE

O Detran do Estado do Ceará é gerenciado pela Secretaria da Fazenda do estado, a SEFAZ-CE, localizada na Rua Pessoa Anta, 274, Centro de Fortaleza, CEP: 60060-430.

No estado os veículos isentos do IPVA são: os pertencentes a deficientes físicos, vans, ônibus intermunicipais, motos com potência menor a 55 cilindradas, máquinas agrícolas e de terraplanagem, veículos diplomáticos, além de carros com mais de 15 anos.


Detran CE IPVA consulta

Se você deseja consultar o Detran CE IPVA, basta preencher um formulário com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo), que funciona como uma espécie de RG do seu carro, junto com a placa dele.

Caso queira pagar aos poucos o valor do IPVA é possível fazer esse parcelamento em cinco vezes sem juros a partir do mês de janeiro de cada ano.

Vale ressaltar que deverão pagar o Detran CE IPVA os veículos em circulação, sendo eles: caminhonetes, utilitários, ônibus e variações, e motocicletas.

Além dessa taxa é necessário apresentar os tributos para o Seguro obrigatório DPVAT, multas e o licenciamento do ano em vigência.


Detran CE IPVA como pagar

Para pagar seu Detran CE IPVA, é só emitir o DAE (Documento de Arrecadação do Estado), que basicamente é um boleto específico para pagamentos ao estado. É possível efetuar o pagamento tanto à vista quanto parcelado.

Com o DAE em mãos o pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou nos seguintes bancos: Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Itaú, Santander e na rede de farmácias Pague Menos.


Sefaz CE IPVA atrasado

Se você está com o Detran CE IPVA atrasado é possível regularizar a situação através do site da SEFAZ-CE. Ainda, existe até mesmo a possibilidade de pagar a dívida à vista ou parcelado.

Em ambos os casos há o acréscimo de juros e multas de 0,15% ao dia, até o limite de 15% sobre o valor total do imposto.


Detran CE IPVA licenciamento

Além do Detran CE IPVA, o proprietário de um veículo deve se atentar a outra taxa que precisa ser paga anualmente para o Detran de cada estado.

Essa taxa é o Licenciamento, ele é um processo obrigatório que autoriza o carro a circular livremente pelas vias, além de atestar se o veículo está nas condições necessárias, como normas de segurança, ambientais e do setor automotivo.

Portanto, quando o licenciamento é efetuado é gerado um certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), de porte obrigatório.

Caso o motorista dirija sem esse documento ele está sujeito a multa, perda de três pontos na CNH e apreensão do veículo.


Detran CE IPVA imprimir

Para imprimir o Detran CE IPVA você precisa gerar o DAE (Documento de arrecadação do estado) no site da SEFAZ clicando aqui.

Para isso, é necessário ter em mãos o RENAVAM, a placa do carro ou até mesmo o chassi dele. Lá você encontrará as informações necessárias sobre seus débitos.


Detran CE IPVA parcelado

Por sua vez, para o pagamento do Detran CE IPVA parcelado o procedimento para gerar o DAE é um pouco diferente.

O proprietário do veículo deve, dentro do site da SEFAZ, encaminhar-se ao ACESSO AO SISTEMA> IMPOSTO > PARCELAMENTO.

Nesta aba você poderá escolher em quantos meses irá quitar seus débitos existentes e assim emitir os DAE’s necessários.

Lembrando que há a possibilidade de parcelar em até 24 vezes, com a parcela mínima de R$ 50,00.


Detran CE IPVA dívida ativa

Caso haja uma dívida ativa no Detran CE IPVA em seu nome, saiba que isso prejudicará o licenciamento do seu carro.

Pensando nisso, não se esqueça de que sem o licenciamento você está suscetível a multas, perda de pontos na CNH e apreensão do veículo.

Logo, para resolver essa situação de dívida ativa é necessário ir até um posto da SEFAZ-CE ou entrar no próprio site do Detran, onde um boleto será emitido para o pagamento do débito.


Detran CE IPVA débitos de multas

Detran CE IPVA débitos de multas

Da mesma forma, se existir algum débito no Detran CE IPVA é de suma importância regularizar a situação através do pagamento ele.

Para isso é preciso fazer uma consulta no site do Detran CE a fim de gerar o boleto específico, o DAE. Você pode pagá-lo em qualquer banco ou casas lotéricas.

Por fim, aprender como funciona o Detran CE IPVA é muito importante para você que acabou de comprar um carro e quer estar conforme a lei, e é claro, sem dívidas.

Para mais informações acesse o site da SEFAZ-CE, com o RENAVAM, a placa ou o chassi do carro em mãos. É tudo muito simples e prático.

DetranCE

O DetranCE é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.