CNH Digital CE

Consulte as orientações e veja o que é necessário para fazer a CNH Digital CE

A tecnologia facilita diversos processos no nosso dia-a-dia, desde um atendimento simples até o pagamento de contas e emissão de documentos.

A verdade é que, sem ela, muitos processos simples, os quais já estamos acostumados, seriam muito mais complicados e burocráticos.

Dessa forma, pensando em tornar a vida do cidadão mais fácil, o Departamento de Trânsito surgiu com um plano de melhorias tecnológicas, que busca unir os meios digitais a serviços especializados, trazendo praticidade ao dia-a-dia dos condutores.

Assim, a CNH Digital se tornou uma realidade para muitos.

A nova ferramenta vem com a proposta de substituir a versão impressa do documento tradicional, oferecendo acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, para que o motorista não se preocupe em carregar o tempo todo a habilitação na carteira.

A nova versão do documento traz muita praticidade para os condutores e no Estado do Ceará, por exemplo, já vem ganhando muitos usuários.

Quer saber como essa ferramenta funciona? Bom, então continue lendo este artigo, pois aqui eu separei todas as informações que você precisa saber sobre a CNH Digital CE. Confira!

CNH Digital CE


CNH Digital Detran CE

O Detran é o órgão responsável pelo gerenciamento do tráfego em cada estado e todas as questões que o cercam.

Dessa forma, é esse o órgão que administra a emissão, a solicitação e a manutenção da CNH Digital CE.

O projeto do Detran, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito, busca trazer para o dia-a-dia do cidadão mais facilidade e rapidez, oferecendo uma opção simples e que pode ser uma verdadeira mão na roda para o condutor


CNH Digital CE Denatran

Como dito acima, o Denatran – órgão nacional de trânsito – é responsável, junto ao Detran, pela coordenação e emissão da CNH Digital CE.

Sendo assim, é através da plataforma online da instituição que o usuário consegue solicitar o documento e acompanhar o processo de emissão.

Assim, com o Portal de Serviços do Denatran o usuário tem acesso a todas as informações e ao atendimento necessário para conseguir a CNH Digital CE.


Carteira Digital de Trânsito como funciona

O app da CNH Digital CE pode ser encontrado nas principais lojas de aplicativos como “Carteira Digital de Trânsito”.

É através dele que o condutor consegue ter acesso ao certificado digital que pode ser utilizado para substituir a tradicional CNH impressa.

De forma geral, o app da Carteira Digital de Trânsito funciona como uma plataforma de suporte de hospedagem da CNH Digital CE, onde o usuário tem acesso a serviços e ferramentas personalizados para melhor atender os seus problemas.


CNH Digital CE como fazer

A obtenção da CNH Digital CE é simples e é um processo que pode ser feito diretamente do celular ou computador do condutor. Assim, basta ter acesso a internet e acessar o site do Denatran para realizar o cadastro.

A CNH Digital CE é emitida através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e, após o primeiro acesso, a aplicação não requer conexão com a internet.


CNH Digital CE cadastro

É importante deixar claro que para realizar o cadastro da CNH Digital CE e ter acesso a todos os serviços e opções que a ferramenta oferece, o condutor deve:

  1. Acessar o Portal de Serviços do Denatran;
  2. Cadastrar-se na plataforma;
  3. Realizar a ativação da CNH Digital CE;
  4. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito”;
  5. Fazer login com o CPF e o código de acesso emitido na etapa de ativação;
  6. Criar uma senha e acessar a plataforma.

Assim, com apenas alguns cliques, o usuário terá acesso às suas informações e ao certificado digital da carteira de habilitação – que possui o mesmo valor jurídico que a documentação impressa.


CNH Digital CE aplicativo

Como você já pôde ver neste artigo, a CNH Digital CE é um documento online que substitui a tradicional carteira de habilitação.

O certificado que garante a utilização do condutor, por sua vez, é hospedado através do app da CNH Digital CE, a Carteira Digital de Trânsito, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos, para sistemas Android e iOS.

CNH Digital CE aplicativo


Ativar CNH Digital CE

A ativação da CNH Digital CE, como mostrado no passo a passo, é feita através da plataforma do Denatran, onde o usuário recebe por e-mail um link para realizar essa etapa.

Assim, um código de ativação é emitido e deve ser utilizado para que o usuário faça login no app, garantindo o acesso a sua CNH Digital CE.


Consulta CNH Digital CE

O app, além de oferecer a CNH Digital CE, também possibilita que o usuário consulte o documento a hora que precisar, mesmo quando estiver desconectado.

Dessa forma, quando precisar consultar a CNH Digital CE, basta acessar o aplicativo e utilizar as ferramentas que a novidade oferece.


Certificado digital CNH CE

Assim como a consulta, o certificado pode ser emitido através do app da CNH Digital CE, afinal, é por meio dele que o condutor garante a utilização tranquila e sem problemas do documento eletrônico.

DetranCE

O DetranCE é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.